quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Planejamento do 3º ano do Ensino Fundamental

Planejamento Semestral

Período: Agosto a dezembro de 2.010
Série: 3º ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais de Bonfinópolis de Minas – MG














Professoras:
                    Edna de Jesus Simões Soares Saraiva
                    Eliete Pereira Soares e Soares
           
               Justificativa



         O planejamento visa uma ativação questionadora  que atenda os educando de acordo com a realidade sócio-cultural para que estes sejam capazes de se perceberem  integrantes do meio em que vivem como agentes transformadores, que ativem de maneira crítica,responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
           Neste planejamento deverá embasar o desenvolvimento do trabalho  dos professores que  o elaboraram. O mesmo foi elaborado de acordo com os PCNs e do conhecimento prévio do contexto sócio-cultural em que nossos educando estão inseridos.
          Assim sendo, temos plena consciência de que este planejamento é flexível e deverá sofrer modificações quando estas se fizerem necessárias.  

Objetivos Gerais


·        Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade;afetiva cognitiva, ética, de inter-relação pessoal de inserção  social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e   no exercício da cidadania.
·        Proporcionar o aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão  crítico e consciente do seu papel na sociedade.

Português
Objetivos Específicos
·        Vivenciar as diversas possibilidades da língua portuguesa em seu diferente uso;
·        Desenvolver habilidades da leitura;
·        Interpretar o conteúdo do texto;
·        Identificar título, tema, personagens e ação do texto;
·        Ler todos os textos com ritmo, entonação e pontuação correta;
·        Estimular a criatividade do aluno utilizando-se dos conhecimentos pessoais;
·        Desenvolver a habilidade de usar  a flexão de número, gênero  e grau do substantivo;
·        Operar com estas flexões;
·        Desenvolver  a habilidade de usar  pronomes como mecanismo de coesão por referência;
·        Desenvolver a habilidade de reconhecer  e usar tempos verbais;
·        Reconhecer verbos em frases;

Eixos Temáticos
·        Esgotar planejamento anterior;
·        Textos :  poéticos, instrucional, contos , literários, fábulas, jornalísticos, humorístico  e tirinhas.
·         Estudos dos textos;
·        Produção de Textos;
·        Atividades do Projeto CIRANDA DO SABER;
·        Acentos agudo e circunflexo  e til;
·        Classificar palavra quanto a tonicidade;
·        Substantivo coletivo;
·        Grau do Substantivo
·        Pronome pessoal;
·        Adjetivos;
·        Tempos verbais;
Ortografia
·        Palavras começadas com des e dez;
·        Palavras com ge/gi, je/ji;
·        Palavras com NS;
·        Palavras terminadas em r + am e r + ão;
·        Palavras com gua/gue/gui;
·        Sons do X;


Eixos Temáticos
1- Continuar multiplicação;
2- Divisão;
3- Medidas de Tempo;
·        Noções de hora e minuto;
·        As horas a partir do meio dia;
·        Outras medidas de tempo;
4- Medidas de comprimento;
·        Unidade fundamental: o metro
5- Noções de geometria;
·        Sólidos geométricos;
·        Linhas abertas e linhas curvas;
6- Figuras geométricas;
·        Noções de polígonos( formas geométricas);
·        Circunferência e círculo;
7- Frações;
·        Metade ou meio;
·        Terça parte;
·        Quarta parte
·        Outras partes do inteiro;
8- Medidas  de massa;
·        Unidade fundamental: o grama;
·        O quilograma;
·        Balanças;
9- Medidas de capacidade;
·        Unidade fundamental; o litro;


História
Objetivos Específicos:
·        Entender a função dos meios de transporte no presente e no passado.
·        Comparar meios de transporte ao longo do tempo.
·        Perceber a função do tropeiro no transporte do passado.

·        Conhecer exemplos de embarcações tradicionais.

·        Descobrir a história da invenção do avião e a biografia de Santos Dumont
·        Desenvolver a noção de respeito  às regras de civilidade e de convivência social no processo de formação da cidadania.
·        Entender a função dos meios de comunicação.
·        Perceber a permanência de formas de comunicação antigas e
               modernas.
·        Conhecer e valorizar a comunicação impressa.

·        Contextualizar o surgimento da TV no Brasil.
·        Refletir sobre as mudanças nos meios de comunicação no
                presente.
·        Apontar aspectos positivos e negativos dos novos meios de
                comunicação.



Eixo Temático
1-     Meios de Transporte: passado e presente, por terra.
2-     Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
3-     Meios de comunicação
·        Comunicação é universal;
·        Outros meios de comunicação.
4-     As formas de governo
·         Os três poderes.

5-     É hora de se divertir
6-     É hora de aprender e sonhar.


Geografia

Objetivos específicos
·        Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano;
·        Reconhecer as características das paisagens rurais.
·        Representar, por meio de desenhos as paisagens rurais.
·        Identificar os tipos de trabalho desenvolvidos no espaço rural.
·        Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
·        Refletir sobre a questão da distribuição dos alimentos.



Eixos Temáticos

1.     As agressões ao ambiente urbano.
2.     O Espaço rural:
·        O trabalho e as paisagens rurais;
·        Os trabalhadores e os cuidados com a terra;
·        Criar e transformar no espaço rural;
·        A questão da alimentação;
3.     Integração campo-cidade
4.     Projeto semeando
Ciências

Objetivos Específicos
·        Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
·        Reconhecer que as sementes necessitam de condições
          específicas para germinar.
·        Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
·        Identificar a folha como órgão da respiração e principal árgão realizador da fotossíntese.
·        Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
·        Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente, retira água e sais minerais do ambiente e armazena reservas para a planta.
·        Conhecer o ciclo vital dos animais.
·        Adquirir noções-de classificação dos seres vivos por
          suas características comuns.
·        Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do
          corpo da mãe (vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
·        Compreender a metamorfose como um processo de
        desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais.
·        Distinguir animais vertebrados e invertebrados
·        Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves
         e mamíferos.
·        Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior
           do corpo das mães, durante um período de nove      meses.
·        Conhecer algumas características dos períodos da vida dos
           seres humanos: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
·        Respeitar e valorizar as diferenças de idade das pessoas.

  Eixos  Temáticos


1.     Esgotar planejamento anterior;
2.     Conhecendo os animais
·        As características dos animais;
·        A locomoção e alimentação dos animais;
      3. Animais vertebrados   e animais invertebrados
      4. Como são os seres humanos.
·        As características dos seres humanos
·        O corpo humano.

 Desenvolvimento Metodológico

·        Aula expositiva;
·        Debates;
·        Trabalhos;
·        Trabalhos em grupo;
·        Pesquisas;
·        Entrevistas;
·        Aula  de campo;
·        Mural;
·        Acróstico;
·        Paródia;
·        Música;
·        Aula diologada;
·        Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
·        Aula experimental;
·        Receitas;
·        Vendinhas;
·        Cantinho do leitor;
·        Painel cultural


   Recursos   Humanos
·        Professor;
·        Aluno;
·        Convidado;
·        Supervisão e direção.

   Recursos Didáticos
·        Quadro e giz;
·        Folha mimeografada;
·        Cartazes;
·        Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
·        Régua;
·        Livros;
·        Dicionários;
·        Material dourado;
·        Revistas;
·        Livros infantis;


                     Avaliação

·        Formativa, contínua e processual.


Diagnóstica

·        Comportamento;
·        Assiduidade;
·        Participação;
·        Respeito;
·        Organização; 
·        Interesse;      

   Classificatória
·        Trabalho;
·        Teste;
·        Prova;
·        Debate;



0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?